Fomos contratadas para desenvolver o projeto gráfico do livro de 60 anos do Clube Alto dos Pinheiros, em São Paulo. Para isso, participamos de encontros com conselheiros e sócios, onde pudemos compreender a importância da arquitetura do clube e a relevância de seu valor histórico. O rebranding da marca e seu novo posicionamento, com o slogan “decididamente off”, ajudaram a estabelecer as diretrizes iniciais do projeto.
Mas foi durante uma visita ao clube que a ideia central do conceito visual surgiu. A entrada, austera e minimalista, feita de concreto, impõe a força da arquitetura brutalista. No entanto, ao atravessá-la, o ambiente se transforma completamente: um espaço amplo, verde e acolhedor. Essa experiência sinestésica — a passagem da rigidez da estrutura para a fluidez e organicidade do espaço interno — inspirou toda a identidade visual do projeto.
A capa do livro traduz essa sensação: feita de cartão cinza, remetendo ao concreto, ela traz um recorte que convida o leitor a entrar, simbolizando essa transição marcante entre a solidez da arquitetura brutalista e a leveza do espaço interno.
Com produção gráfica primorosa do Estúdio Miolo, textos da Prima Pagina e a generosidade dos sócios ao compartilhar suas memórias, o livro se tornou um exemplo de como a cocriação pode levar a resultados surpreendentes.
CLIENTE: Clube Alto dos Pinheiros | ANO: 2020
Projeto Gráfico